Âmbito e objeto das Condições Gerais da loja online
As presentes Condições Gerais destinam-se a definir e a regular os termos e as condições por que regerá a prestação do serviço de compra na loja online da Inforkoisas por parte do Utilizador.
O serviço consiste na disponibilização do acesso à loja online através do endereço https://www.inforkoisas.pt/loja que, para além de fornecer informação relativa a um conjunto de produtos, permite ao Utilizador efetuar a sua compra por via eletrónica, nos termos e condições aqui descritos.
O Utilizador confirma ter idade igual ou superior a 18 anos ao efetuar uma encomenda na nossa loja online. Os elementos e informações transmitidos pelo Utilizador gozam de plenos efeitos jurídicos, reconhecendo este as aquisições eletrónicas e não podendo alegar a falta de assinatura para incumprimento das obrigações assumidas.
Informação de produto
As informações e descrições técnicas apresentadas na loja online da Inforkoisas requerem confirmação. Em caso de falha no sistema ou por motivo de erro humano, a Inforkoisas reserva-se no direito de cancelar e proceder ao reembolso de encomendas cujos artigos se encontrem indisponíveis ou com indicação de preço errado.
A Inforkoisas fará todos os possíveis para que a informação apresentada não contenha qualquer tipo de erro, sendo que a acontecer e uma vez identificados, serão prontamente corrigidos.
Todas as informações sobre preço, especificações, quantidade em stock, promoções ou imagens poderão ser alteradas a qualquer momento e sem aviso prévio, pela Inforkoisas.
A Inforkoisas comercializa dispositivos móveis (portáteis, telemóveis, tablets, etc.) provenientes de geografias variadas, assegurando que os mesmos sejam compatíveis com as normas europeias e, em particular, das operadoras a operar em Portugal.
O regime de IVA aplicado encontra-se, na maioria dos artigos apresentados, enquadrado segundo o Regime especial de tributação do IVA nos bens em segunda mão. Caso o produto seja novo, a taxa de IVA aplicada será de 23%. Todos os preços apresentados já incluem o valor do IVA.
Métodos de pagamento
Toda a informação relativa aos métodos de pagamento disponiveis na nossa loja online, pode ser consultada pelo Utilizador antes de finalizar a encomenda.
Atualmente, a Inforkoisas disponibiliza os seguintes métodos de pagamento online:
- Referência Multibanco
- MB Way
A qualquer momento, a Inforkoisas poderá retirar ou acrescentar métodos de pagamento.
Troca ou Devolução
Após a receção da sua encomenda, o Utilizador pode exercer o direito de livre resolução (Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro) pela comunicação da intenção de resolução através do preenchimento da parte B do anexo ao referido diploma legal, enviando para:
- correio eletrónico: loja@inforkoisas.pt
- correio normal: Inforkoisas, Rua Tomás da Anunciação n.º 100b, 1350-331 Lisboa
A intenção de resolução deve ser acompanhada da entrega do produto na nossa loja física ou através de correio/transportadora para a nossa morada (custos a cargo do cliente), de modo a processarmos a devolução do mesmo, cumprindo as seguintes condições:
- Apresentação da fatura de compra do produto, com data igual ou inferior a 14 dias;
- O produto encontrar-se nas condições em que foi vendido e manter as películas e selos de segurança intactos;
- A data de registo do envio do produto por correio/transportadora ser igual ou inferior a 14 dias após a compra;
Não é possivel exercer o direito de livre resolução, ainda que dentro do prazo de 14 dias após a compra, nos seguintes casos:
- Produtos instalados e/ou personalizados de acordo com especificações do cliente;
- Produtos ativados após a compra;
- Produtos com acesso bloqueado (palavra-passe, PIN, Face ID, impressão digital, Apple ID, etc.);
O correto acondicionamento do equipamento é da responsabilidade do Utilizador pelo que, qualquer extravio ou dano do produto causado durante a fase de transporte pode implicar o não reembolso do mesmo. A Inforkoisas recomenda que o envio seja efetuado em correio registado com seguro incluído.
Após a receção da informação do Utilizador em resolver o contrato, bem como do(s) artigo(s) adquirido(s), a Inforkoisas irá proceder ao reembolso, no prazo de 14 dias, do valor efetivamente pago e através do mesmo meio de pagamento utilizado na transação inicial. Este período de tempo servirá para a Inforkoisas analisar o estado do dispositivo pelo que o mesmo não poderá ter qualquer bloqueio de acesso configurado.
Garantia
A maioria dos produtos comercializados através da loja online da Inforkoisas (https://www.inforkoisas.pt) beneficiam de um período de garantia de 18 meses. Este período é considerado a partir da data de compra e só pode ser exercido mediante a apresentação do comprovativo da compra – fatura.
Constituem exceção aos produtos indicados na alínea anterior, os seguintes:
- acessórios – 3 meses;
- consumíveis (baterias) – 12 meses;
- produtos novos (IVA a 23%) – 36 meses;
Antes de proceder à activação da garantia, o Utilizador deverá entrar em contacto com a Inforkoisas pois existem situações que podem ser resolvidas remotamente. Para tal, deverá utilizar um dos seguintes canais de suporte técnico:
- Email: suporte@inforkoisas.pt;
- Telefone: +351 933 822 030
Caso não se verifique justificação para a ativação da garantia sobre um determinado produto, o Utilizador terá que pagar os custos associados à analise técnica realizada pela Inforkoisas no valor de 30.00€.
São consideradas exceções à garantia, produtos que se apresentem nas seguintes condições:
- data de compra superior a 18 meses;
- defeitos causados por desgaste anormal;
- danos causados por queda, pancada e/ou marcas de uso indevido e/ou negligente;
- infiltração de humidade e/ou contacto com líquidos;
- instalação imprópria de software;
- utilização com acessórios não originais;
- tentativa de reparação e/ou adaptação por terceiros (desbloqueio, jailbreaking, etc.);
- falhas e/ou erros de construção do fabricante (hardware/software) divulgados publicamente;
- sujeito a intempérie, descarga elétrica e/ou outro tipo de acidentes;
O equipamento ao abrigo da garantia deverá ser desbloqueado e remetido para a seguinte morada:
- Inforkoisas | Rua Tomás da Anunciação, n.º 100b | 1350-331 Lisboa
Junto com o equipamento, deverão constar os seguites elementos:
- Fatura de compra;
- Descrição da avaria;
- Dados de contacto do Utilizador;
O equipamento enviado ao abrigo da garantia não deverá possuir quaisquer dados pessoais. Caso a Inforkoisas, após análise do equipamento, considere necessário restaurar o sistema ou trocá-lo por outro, não será efetuado qualquer backup dos dados ou informado o Utilizador da eliminação dos mesmos.
Centro de arbitragem e Resolução Alternativa de Litígios de consumo (RAL)
Em caso de litígio, a Inforkoisas está sujeita à arbitragem necessária ou mediação, em matéria de conflitos de consumo de reduzido valor económico (até 5 000€) quando, por opção expressa, o Utilizador recorrer a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo autorizado. Para obter a lista atualizada dos centros de arbitragem autorizados, por favor consulte o Portal do Consumidor.
Os presentes Temos e Condições foram revistos e atualizados em 16 de Dezembro de 2024.